bootstrap table

SOBRE

Licenciado em Design do Produto pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, desde 2006. Desde essa data que tem intervido com projetos em diversas áreas: gráfico, produto, ilustração e multimédia.


Natural do Rio de Janeiro, Brasil, 1983. Com apenas um mês de idade, seus pais emigraram para Portugal e estabeleceram-se na cidade da Póvoa de Varzim, concelho de onde já eram naturais seus avós paternos e demais antepassados. Iniciou o seu percurso escolar na Escola da Lapa (1989-1993), passando pela Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves (1993-1998) e depois na Escola Secundária Eça de Queirós (1998-2001). Entretanto, Alexandre Castro trabalhou em part-time na restauração para obter meios económicos para ingressar e manter-se na faculdade. Com uma média escolar de 16,4 valores, entrou em 2001 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Foi nesta localidade que permaneceu durante o seu período académico, de 2001 a 2006, onde obteve a sua licenciatura em Design do Produto com uma média de 14 valores.


A partir de 2006, iniciou um estágio curricular num gabinete particular de design industrial onde trabalhou como designer do produto com o objetivo de desenvolver projetos alternativos para o cliente PROCALÇADO S.A., uma das empresas Europeias líderes na indústria do calçado. No mesmo ano, fez também um estágio profissional como designer gráfico e produto na empresa José Borda & Ca Lda, empresa de comércio por grosso de artigos de papelaria e artigos de escritório. Após terminar o seu estágio em 2007, foi convidado a permanecer com o objetivo de iniciar um processo de integração, modernização e desenvolvimento interno da área criativa com projetos em diferentes áreas. Aliciado pelo desafio, aceita a proposta e inicia um processo construtivo que se prolongou durante 10 anos, que contribuiu para o crescimento da empresa (PME Líder desde 2008 e PME Excelência em 2010 e de 2012 a 2015).

Durante este percurso, contaram-se também aprendizagens e mais projetos diversificados: projeto e patente do Sistema Sanduíche Mutável® para a produção de portas em coautoria com o arquiteto Pedro Almeida (2007-2009), formação em Tendências e Integração de Marketing (2009), formação em Cultura e Design de Moda (2009 pelo antigo CITEX), exposição de projetos na “Arte Digital” pela Escola Profissional de Comércio Externo - Porto (2010), criação da DINC, comércio e promoção online de arte em t-shirts (2012), finalista em equipa com o arquiteto Pedro Almeida, no programa Passaporte para o Empreendedorismo promovido pelo IAPMEI com o projeto Sistema Sanduíche Mutável® (2014), formação em Prospeção de Mercado, Plano de Marketing e Gestão e Planeamento (2014-2015), criação da marca Sisamu®, coleção de portas personalizáveis para habitação e espaços comerciais em coautoria com o arquiteto Pedro Almeida.


Em tempo livre, a multiplicidade de Alexandre é sustentada na paixão pela arte, música e natureza em qualquer panorama físico ou virtual.